O relatório contabiliza as ocorrências atendidas entre os dias 1 de janeiro de 2024 à 7 de dezembro de 2024.
Durante o ano de 2024, o período de 01/01/2024 a 07/12/2024, a Guarda Civil de Rio Claro registrou inúmeras ocorrências das mais diversas naturezas, contabilizando um número de 112 prisões efetuadas, sendo 138 flagrantes das mais variadas naturezas como tráfico de entorpecentes, furto, descumprimento de medida protetiva, ato infracional, captura de indivíduos procurados pela justiça entre outros. Destaque para 5 armas de fogo apreendidas e 172 veículos apreendidos.
Em relação a roubo, foram registrados 20 ocorrências em diversos bairros da cidade, onde o bairro Consolação teve 4 ocorrências e pela área central 3 atendimentos. O número de furtos chegou a 120, sendo 26 pela área central, 8 pelo bairro do Estádio e 8 pelo Distrito Industrial. Em relação a violência doméstica, tivemos um total de 156 registros com maior predominância nos bairros periféricos da cidade, dentre eles, Jardim Maria Cristina com 8 casos, no Grande Cervezão 8 casos e no Jardim Terra Nova com 7 casos.
No combate ao tráfico de entorpecentes foram registradas 131 ocorrências, onde os bairros Consolação, Jardim Araucária e Jardim São Miguel tiveram maiores incidências, sendo apreendidas 35 kg de substância aparentando ser maconha, 10 kg de substância análogas a cocaína e 3 kg de substância semelhante a crack. Já em relação aos maus-tratos a animais foram registrados 58 casos comprovados e apresentados no Plantão Policial, dos quais 29 resultaram na prisão em flagrante do tutor, além de sofrer graves sanções como multas e reparações. Ao longo do ano a Guarda Civil localizou 87 veículos que haviam sido furtados ou roubados, sendo então recuperados e disponibilizados as autoridades e a seus respectivos donos.
Outro importante dado a ser considerado, é o número total de veículos recolhidos/removidos, devido a irregularidades como falta de licenciamento, adulteração de sinais identificadores veiculares, excesso de ruído (escapamento adulterado), conduzir moto/motoneta equilibrando-se apenas em uma roda, entre outras, o que resultou durante todo o ano de 2024, 172 veículos recolhidos ao pátio do guincho credenciado.